segunda-feira, 6 de junho de 2011

FAMÍLIAS DO DNOCS RECEBEM CASAS

Emoção marca a festa de entrega de 133 moradias em Sobradinho

Foi o fim de uma longa espera. Depois de mais de dois anos de atraso, 133 famílias puderam receber, enfim, as chaves de suas casas. 
 
O dia de festa foi nesse sábado (04/06). Emocionados, os moradores exibiam, orgulhosos, os termos de concessão de uso assinados, acenavam das janelas e posavam para as fotos. 


Muitos se instalaram imediatamente. “Não quero esperar mais nem um segundo para ocupar minha casa”, disse Maria das Graças. A anfitriã, Maria América, administradora de Sobradinho, recepcionou, além do governador, Agnelo Queiroz, do vice-governador, Tadeu Filippelli e do secretário de Habitação, Geraldo Magela, autoridades dos Governos Distrital e Federal, que vieram prestigiar o evento.

A Vila Dnocs existe desde 1970 e abriga cerca de 700 famílias. O cenário de esgoto a céu aberto, falta de água e energia e abandono total foi, aos poucos, sendo modificado. Os barracos de madeira estão sendo substituídos, gradativamente, graças ao programa do Governo Federal, Minha Casa, Minha Vida. A paisagem do Dnocs agora conta com casas de alvenaria que, em breve, vão ser a realidade de todos os moradores do local. O clima agora é de esperança, principalmente depois da entrega das primeiras unidades habitacionais, nessa etapa.  “Agora nós podemos acreditar em uma vida melhor”, disse Francisco de Lima, um dos moradores que recebeu a tão sonhada moradia sábado. 

A administradora de Sobradinho não escondia a emoção. “Hoje uma nova vida começa para todos vocês. É o início de uma trajetória de felicidade, porque a Vila Dnocs vai está se transformando em um lugar digno de se viver. Esse é o compromisso do nosso governo”, ressaltou América. A secretária de Desenvolvimento Social, Arlete Sampaio, assegurou que o trabalho da Sedest vai continuar na Vila. “Nós preparamos vocês para receber as casas. Essa foi uma primeira etapa. A nossa meta agora é assegurar qualidade de vida a todos os moradores, acompanhá-los constantemente”, afirmou.

O secretário de Governo, Paulo Tadeu, resgatou a história do Dnocs. Relembrou os tempos em que a Vila não tinha sequer saneamento básico. Elogiou a coragem e perseverança dos moradores do local. “Eu vejo aqui uma comunidade de heróis. Vocês resistiram e lutaram bravamente. O resultado é a vitória de hoje”, concluiu. Geraldo Magela fez questão de homenagear a equipe de operários, engenheiros e arquitetos que trabalhou na construção das casas. O secretário falou ainda sobre o significado de entregar as chaves às famílias. “Quando vocês abrirem hoje as portas de suas casas, vão estar abrindo as portas para uma nova vida. Uma vida melhor, de esperança”.

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, destacou o dia enquanto uma data “divisora de águas”. “Hoje é o momento de celebrar, comemorar tantos anos de luta. É o dia em que um passado de tantas dificuldades é deixado para trás. Um dia que, certamente, jamais sairá de nossas memórias”. Em seguida, as autoridades presentes entregaram as chaves das residências aos moradores. Cada um que recebia a sua, comemorava e já se dirigia rapidamente para o novo endereço. Estão previstas, para o Dnocs, 429 moradias do Minha Casa, Minha Vida, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1). Foram entregues 133 agora. Das 169 previstas para sábado, 36 apresentaram problemas de instalação elétrica, mas já estarão prontas para receber seus donos semana que vem. As demais serão entregues ao término da execução da segunda e terceira etapas. 

Por Gizele Chaves 
Fotos:  João Timóteo

Nenhum comentário:

Postar um comentário