segunda-feira, 6 de junho de 2011

FAMÍLIAS CONTEMPLADAS COM MORADIA NO DNOCS RECLAMAM DO BARRO QUE FICOU NOS ARREDORES DAS RESIDÊNCIAS, DA FALTA DE UM MURO E PEQUENOS REPAROS.

Depois da festa da entrega das 133 unidades habitacionais as reclamações.

O Governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz (PT), entregou no ultimo sábado (4) as chaves e o Termo de Concessão de Uso (TCU) das 133 unidades habitacionais construídas para beneficiar famílias de baixa renda moradores na Vila DNOCS em Sobradinho. Na manhã desta segunda-feira (6) o clima no local era de mudança para as famílias. Defeitos como vazamento em torneira, falta de calçadas e a poeira provocada pelo barro em torno das casas faz parte das reclamações dos moradores. Mesmo com os problemas apresentados as famílias estão satisfeitos com as novas moradias, mas querem melhorias para o local.
O programa conta com recursos do Governo Federal através do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento e do Governo do Distrito Federal. Cada unidade conta com sala, conzinha, dois quartos e um banheiro. Quem foi beneficiado não esconde a satisfação e a alegria. Porém algumas unidades já apresentam problemas como a falta de um muro que daria mais segurança e que não foi construído.


Nesta segunda-feira (6) o clima era de mudança para quem foi beneficiado.  Conversamos com algumas famílias, entramos nas casas e constatamos que faltam pequenos reparos. As famílias estão satisfeitas com o imóvel, mas têm reclamações. 

O ritmo era de mudanças, em carros, carroças e até mesmo nas costas os moradores faziam transporte de cama, eletroeletrônico, roupas e outros objetos. Frente às casas dava para observar os móveis escorados na parede. As crianças brincam no barro entorno da casa, enquanto a faxina era feita pela família. No rosto de quem arrumava a nova casa, dava pra sentir a alegria de ter sido contemplado.

Genice Nascimento (19), disse que está feliz, agora as coisas vão melhorar principalmente a segurança. A família de Genice é uma das contempladas com o programa de moradia do Governo. Ela vai dividir a casa de quatro cômodos e um banheiro com a mãe, a senhora Anita, com a irmã, o cunhado, o marido, os dois filhos e com o filho de uma irmã. A família mora a 30 anos no Dnocs, não foi fácil estes anos e esperamos muito por esse dia, agora melhorou graça a Deus. Revela.

Genice nos convidou a entrar, mostrou que alguns reparos ainda precisam ser feitos. A nova moradia apresenta pequenos vazamentos d'água na torneira, na pia da cozinha,  um cano fora da casa também está com defeito. Chama atenção para construção de uma creche, para poder deixar as crianças e trabalhar. Um muro que deveria ter sido construído nos arredores de cada casa, mas que não foi, comprometendo a segurança da família. Falta uma calça e piso em torno de cada residência, pois o barro pode ser prejudicial à saúde das crianças. Finaliza a moradora.

Já o mecânico Gilton Conceição, 40 anos, 15, como morador do Dnocs, disse que todos estavam abandonados no Dnocs. Com uma casa para morar tudo vai melhorar. Gilson, é pai de dois adolescentes e está satisfeito com a casa. 

Em outra quadra conversamos com mais uma família, que não quis ser identificada, mas fez questão de mostrar a casa por dentro. Falta pintar a escada, aqui é muito alto por causa do barro que ficou nos arredores da casa. Fala a senhora que cuida de dois netos pequenos, falta um moro, não tem como deixar a porta da cozinha aberta se não levam tudo, com a construção de um muro ficará mais seguro. O barro provoca poeira, alguma coisa tem que ser feita, deveria ser construído um piso, a poeira é grande e tenho crianças. Diz a senhora. 

As reclamações ficam em torno da construção do muro, de uma calçada e piso para eliminar o barro e a poeira em torno das unidades habitacionais entregues pelo governador Agnelo Queiroz no uútimo sábado no Dnocs em Sobradinho. 

Por Ferreira Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário